A primeira invasão Francesa (Junot):
A primeira invasão foi comandada por Junot. O exército entrou em Portugal em 1807 e dirigiu-se a Lisboa, onde ficou instalado uma temporada. Os Portugueses, com a ajuda dos Ingleses, derrotaram-no na Batalha do Vimeiro em 1808. Em 30 de Agosto assinou-se a paz em Sintra e os Franceses retiraram, levando todo o ouro, prata e obras de arte que conseguiram roubar em casas particulares, igrejas e palácios.
A segunda invasão Francesa (Soult):
A segunda invasão foi comandada pelo general Soult. Entrou por Chaves em 1809 e dirigiu-se à cidade do Porto. O exército português não se rendeu, lutou até ao fim. Só quando se verificou que a derrota era inevitável é que os soldados depuseram as armas. Nessa altura o povo fugiu por uma ponte de madeira assente em barcas que ligava as duas margens do rio Douro. Mas a ponte cedeu e morreram afogadas milhares de pessoas. Soult foi expulso do Porto por Portugueses e Ingleses.
A terceira invasão Francesa (Massena:
A terceira invasão Francesa foi comandada pelo general Massena. Entrou pela Beira e tomou a direcção de Lisboa. Os Portugueses e os Ingleses aguardavam-no no Buçaco, onde houve uma batalha sangrenta. Mas o exército francês continuou a avançar, saqueou Coimbra e prossegiu sempre na direcção da capital, onde nunca chegou a entrar, pois foi derrotado na Batalha das Linhas de Torres Vedras. Massena retirou em 1811. Os Portugueses e os Ingleses perseguiram-nos até aos Pirinéus.
Sem comentários:
Enviar um comentário